Entre em contato:

Entre em contato:
e-mail: flavio@amputadosvencedores.com.br

telefones: (43) 3338-1791 e 9997-6275

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O Brasil tem índices altos de acidentes nas estradas e nas cidades

O Brasil tem índices altos de acidentes nas estradas e nas cidades, fruto de impunidade, falta de fiscalização e educação para o trânsito.  Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o 5° país mais violento no trânsito.

 
 Muitos acidentes poderiam ser evitados caso os motoristas diminuíssem vícios como o uso do celular ao dirigir, a ingestão de bebidas alcóolicas, velocidade em excesso e respeitassem as sinalizações de trânsito. Para motoristas de caminhão, é possível contar com um sistema de gerenciamento de risco, que atua como uma forma preventiva, disponibilizando recursos para reduzir os riscos da jornada e proporcionar seguranças aos motoristas.


O último anuário estatístico do Denatran revela que foram computados 400 mil acidentes de trânsitos com vítimas, sendo eles 116.201 envolvendo caminhões. São Paulo é disparada a cidade com maior número de acidentes.

Quando estiver na estrada, ou em cidades, e presenciar ou se envolver em um acidente há algumas medidas que devem ser tomadas.

Em caso de acidentes sem vítimas:
  • É necessário retirar os veículos da pista para não interromper o fluxo. Esta medida é uma lei e pode haver multa caso não seja cumprida.
  • Anote as informações dos condutores e o local do acidente. Caso sejam visíveis infrações como embriaguez ou motorista sem habilitação, deve-se acionar a polícia pelo 190 e esperar no local.
Em caso de acidentes com vítimas:
  • Sinalize o local com o triângulo para avisar os motoristas que estão chegando pelo caminho.
  • Caso seja possível, preste os primeiros socorros. Nunca se deve mexer ou retirar as vítimas do local.
  • Ligue para o 193 e aguarde a chegada do socorro médico.
Para evitar os acidentes, além de estar bem equipado, é fundamental que o motorista tenha responsabilidade e prudência.


São muitos os casos de acidentes e crimes acontecendo diariamente nas estradas em todo o país, e a cada dia aumentam cada vez mais o número de mortos e feridos em acidentes de trânsitos, segundo pesquisa da Seguradora Líder, responsável pela administração do consórcio de seguradoras que operam no Seguro Obrigatório de Veículos Automotores (DPVAT).


O Trânsito no Brasil e os Acidentes nas Estradas

O trânsito brasileiro é regulamentado pela Lei 9.503/97 – Código de Trânsito Brasileiro – CTB, e pelas Resoluções complementares, também os Estados complementam a legislação por meio de Portarias e Decretos. Ressaltando que os municípios também possuem autonomia para ajustar detalhes do trânsito, adequando ás cidades que se diferem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário