Entre em contato:

Entre em contato:
e-mail: flavio@amputadosvencedores.com.br

telefones: (43) 3338-1791 e 9997-6275

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Pequenos pedestres: todo cuidado é pouco

As crianças merecem um cuidado todo especial na hora do passeio. Até os 10 anos, devem estar sempre acompanhadas de um adulto, uma vez que ainda não conseguem calcular a velocidade e a distância dos veículos, não reconhecem os sons ambientes e têm a visão periférica limitada.

Dependendo da altura, os motoristas também podem não enxergá-la. Entre os acidentes mais comuns está o atropelamento, que é a principal causa de morte envolvendo crianças entre cinco e dez anos, segundo a ONG Criança Segura, a partir de dados de 2010 do Ministério da Saúde. Em média, cinco crianças são vítimas diariamente de acidentes de trânsito no Brasil. No referido ano, os atropelamentos foram quase 40% (711) dos 1.835 óbitos infantis e de pré-adolescentes (0 a 14 anos) no trânsito brasileiro

Um cuidado importante para proteger os pequenos é, ao caminhar na calçada, o adulto manter a criança do lado de dentro, e ao atravessar a rua, segurá-la pelo punho.


            Além de segurar as crianças pelo punho, há diversos cuidados importantes com os  pequenos  ao acompanhá-los nas ruas.


Cuidados com as crianças

  • É importante também que os calçados acomodem os dedos naturalmente, permitindo os movimentos do pé. 
  • Deve sobrar no calçado de 1,0 a 1,5 centímetros e eles devem ter solados planos, sem saltos, para evitar quedas. 
  • Vestir as crianças com cores claras ou detalhes refletivos também vale: ao sair à noite, por exemplo, os motoristas teriam uma visão melhor delas, considerando seu tamanho.
À medida que a criança vai se desenvolvendo, o responsável deve orientar as crianças quanto às regras de circulação, interpretação de sinalizações e ensinar a avaliar os riscos comuns ao trajeto, para que elas possam ter uma conduta responsável quando forem andar sozinhas.


Outro aspecto que pode contribuir para que os pequenos se sintam mais seguros no trânsito e para que analisem bem os riscos de seus trajetos quando tiverem idade para andar sozinhos, é importante ensiná-los algumas dicas.  É fundamental que os adultos sejam exemplo de tudo o que ensinam, principalmente quando se trata de dicas de segurança.

Dicas


» Antes de atravessar uma rua, olhe para os dois lados até que não haja mais veículos passando ou até que eles estejam parados para prosseguir;
» A pressa não ajuda: não precisa correr, pois você pode tropeçar;
» Para atravessar use a faixa de pedestres ou as passarelas, quando houver. Se não tiver, atravesse em linha reta, em esquinas ou lugares sem curvas para ter a devida visão dos carros;
» Ande sempre na calçada; se não tiver, ande rente ao muro no sentido contrário ao dos veículos, para enxergá-los bem;
» Se houver policiais ou agentes de trânsito por perto, siga suas orientações ou peça instruções em caso de dúvidas;
» Ao subir ou descer do ônibus, não se esqueça de observar antes se ele está completamente parado;
» Se for passear com seu bichinho, lembre-se da coleira e não deixe ele andar na direção dos carros;
» Não brinque ou ande de patins, skate ou bicicleta nas ruas. Há locais próprios para isso, como em parque ou a praça mais próxima;
» Se a bola cair na rua, não a busque sozinho. Peça ajuda para um adulto.


Estatísticas preocupantes

As dicas rodam o mundo, mas as estatísticas nem sempre são favoráveis. Por isto, devem ser tomados os devidos cuidados nos mínimos detalhes, principalmente quando se fala em crianças e pré-adolescentes (de 0 a 14 anos).

Dados do Ministério da Saúde dão conta de que 711 pessoas nesta faixa etária morreram por atropelamentos em 2010, sendo 24 (3%) menores de 1 ano, 201 (28%) de 1 a 4 anos, 238 (34%) de 5 a 9 anos, e 248 (35%) de 10 a 14. Isso sem contar as 7.932 que deram “sorte”, mas que tiveram que ser internadas.


A ONG Criança Segura divulgou um ranking desses dados por regiões: 
  • a lista é encabeçada por Sergipe, com 2,88 mortes de menores de 15 anos por atropelamentos a cada 100 mil habitantes, seguido por Tocantins (com 2,76) e por Goiás (2,5).
  •  Os maiores estados brasileiros, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, ficaram respectivamente em 21º (1,06), 20º (1,25) e 15º (1,54). 
  • O Distrito Federal está em 8º lugar, com 2,14.
Uma dica para orientar as crianças, é assistir com elas a este vídeo, produzido pelo site Criança Segura, que conta a história do Super Pedestre e compartilha alguns cuidados importantes no trânsito:


Nenhum comentário:

Postar um comentário